Antes de mais nada, é bastante comum de se ouvir sobre os aplicativos praticamente todos os dias. Dessa forma, eles estão muito presentes em nossas vidas, em vários momentos, que acaba que sendo (quase) impossível ficar indiferente e assim deixar de estar aproveitando a praticidade que eles acrescentam em nosso cotidiano.
Nesse sentido, eles são essenciais na hora de se ouvir umas músicas, controlar a sua dieta, também conversar com as pessoas, e também publicar ou então apenas estar fazendo listas. Então assim, existem (inúmeras) utilidades e também categoria para eles, e aí é sobre essas formas de estar produzindo aplicativos (móveis) destas várias
categorias que iremos fala hoje.
Então quando nós falamos dos aplicativos voltados para os aparelhos móveis hoje, e que assim podemos estar dividindo em 2 (macro) categorias:
Os aplicativos disponíveis em lojas dos sistemas dos celulares que fazemos uso – App Store, Play Store, o Windows Store e etc.
E os aplicativos disponíveis em navegadores de (internet) do seu celular o – Web apps.
Então diante disso iremos falar primeiro dos aplicativos que estão disponíveis nos navegadores pois os iremos usar, para estarmos fazendo uma comparação quando nós formos falar dos aplicativos que estão disponíveis para os celulares.
Então saiba agora, dos aplicativos disponíveis em navegadores!
Antes de tudo, tradicionalmente os aplicativos de fato eram considerados (peças de software) assim feitas para se rodar em um (determinado) sistema operacional – Android, o iOS e etc. assim estes aplicativos, (normalmente), tem de serem programados numa (linhagem específica), para esse sistema, e assim o vai tornando o seu reaproveitamento de código bem baixo. Então na prática, isso significa um projeto novo para cada (sistema) que assim surgir.
Contudo, à medida em que os sistemas forem evoluindo e os navegadores ficando mais potentes, assim acabou que sendo possível de se usar (tecnologias) ligadas no desenvolvimento dos sites para se criar interfaces que assim, se comportam de uma forma bem similar as dos (aplicativos nativos), e inclusive vai possibilitando (“instalar”). Aí na prática isso seria, se favoritar esse site como um ícone o (web app) bem no seu aparelho.
Agora veja a principais diferenças, por entre um site tradicional e um (web app)
Bom o web apps assim, podem ser usados em off-line.
O web apps assim, se podem estar usando recursos de (hardware) do celular como (geolocalização e também a câmera).
Agora, as principais diferenças por entre um aplicativo e um web app!
Os web apps assim, tem uma performance (inferior) a de um aplicativo (nativo).
Os web apps, assim não são baixados das (lojas dos sistemas), e assim devem de serem favoritados como ícone.
Os web apps, assim podem ser atualizados sem que tenha uma (atualização) que seja feitas pelas as (lojas de aplicativos).
Os web apps, assim funcionam em (todos) os aparelhos que contam com navegadores que são modernos.
Logo depois de dizermos isso, iremos agora para a segunda parte que irão ser os aplicativos de (loja de sistema) e assim, são aqueles que você baixa para se usar em seu celular. Assim os aplicativos (disponíveis) lá nas lojas do sistema, assim podem ser divididos em umas 3 categorias:
Que são os:
Aplicativos (híbridos I)
Os aplicativos (híbridos II)
E por fim os, aplicativos (nativos)
Nesse sentido, antes de nós falarmos por sobre cada uma (dessas categorias), vale muito mencionar o porquê se tem 2 (tipos) dos aplicativos (híbridos). Assim, o primeiro é bastante parecido com um (web app), mais que porém conta com umas funcionalidades (nativas), e aí o segundo e fato está mais, para o lado lá dos apps (nativos) do que os dos (web apps).
Os aplicativos (Híbridos I)
Primeiramente, esses são bastante (similares) aos (Web Apps) e isso inclusive no que se diz a respeito da tecnologia, e que ambos eles são desenvolvidos com as tecnologias de web – CSS3, o HTML, e o JavaScript.
Então as vantagens grandes de (aplicativo híbrido I), assim são o fato dele poder ser (disponibilizado em loja) com um acesso nas partes do (hardware) do aparelho. Assim como exemplo o acelerômetro e as tarefas no segundo planos.
São aquelas que assim acontecem quando você faz o uso de um outro aplicativo e assim o primeiro ainda está aberto, mais que esteja escondido. Então além disso, o (app híbrido I) assim se tem acesso ao (recebimento) de [push notifications] e que assim possuem uma base de [código] comum para vários sistemas operacionais e que dessa forma se resulta em um tempo menor de (desenvolvimento) no caso dele ser para (múltiplas plataformas).
Sobretudo, como desvantagem nas relações aos (aplicativos nativos) pois bem, essa categoria assim apresenta uma performance muito inferior e com um menor controle por sobre o aparelho, e os seus recursos de (hardware e também sistema).
Agora os aplicativos (Híbridos II)
Primeiramente, esses estão bem mais próximos aos (aplicativos nativos) e isso em relação à performance.
Assim, por entre as grandes vantagens dos (aplicativos híbridos II) assim, se estão uma performance bem mais próxima aos (aplicativos nativos), e a base de (código comum) para vários sistemas, como o iOS e o Android como por exemplo, e o acesso a (quase) que todo o hardware do aparelho, e até à (push notifications). Isso, além de se ter um tempo menor de desenvolvimento em (relação) ao aplicativo nativo. Dessa forma caso ele esteja sendo desenvolvido para mais de 1 (plataforma).
Então como desvantagens, bem em relação aos (aplicativos nativos) assim apresentam um controle menor sobre o (hardware do aparelho), e assim são limitados em um sentido de (aplicações) assim dependem de (3D), tarefas bem intensas de [processamento], ou até mesmo animações pesadas. Como um exemplo jogo a não serem (viáveis).
Por último, os aplicativos (Nativos)
Por fim, está será sempre a (melhor opção) no caso de se ter tanto tempo (hábil), a quantos recursos para o seu desenvolvimento e assim, se resultará em sua melhor (experiência possível) para o seu [usuário].
Então as maiores vantagens dos (aplicativos nativos), assim são o acesso à todo o (hardware do aparelho), e que assim se vai indo possibilitando à otimização, animações e também performance.
Então, por entre as (desvantagens) bem em relação às outras opções assim, se pode estar citando um custo maior e de tempo de desenvolvimento, e também a base de (código) atrelada bem ao sistema (operacional). Aí quer dizer que, cada (adaptação) para um sistema que seja diferente é quase que [praticamente] um projeto novo.
Veja agora, uma pesquisa sobre os aplicativos no Brasil e quais são os que são mais populares, e as preferências dos brasileiros!
A princípio é bastante difícil de se imaginar como que seria a nossa vida nos dias atuais sem os aplicativos em nossos aparelhos celulares não é mesmo? Assim cada vez mais, dependemos deles, para fazer o uso do banco, fazer compras, fazer uns pagamentos, fazer comunicações com as pessoas, e até mesmo pedir comida. Então nessa pesquisa sobre os aplicativos, veja quais são os mais populares no Brasil!
Primeiramente, o WhatsApp vem seguindo no topo desse (ranking), mais que porém assim ele teve uma pequena (variação) de uns 56% para 54% com esse app na sua (homescreen), e uns outros aplicativos, assim vem continuando por conquistar espaço.
Agora o Instagram vem permanecendo no segundo lugar, com uns 42% dos (smartphones) com o esse aplicativo e, o (Facebook) assim caiu para o terceiro lugar com uma queda de uns 42% para os 37%.
Então por um outro lado, os bancos digitas estão vivendo cada vez mais os seus melhores momentos, e assim uma prova disso é a (frequente ascensão) do banco da Nubank aqui nesse ranking. Assim esse aplicativo, desse banco digital se saltou lá da oitava para a (quarta posição), e isso com uns 13% dos smartphones tem esse app em sua (homescreen).
Desse modo, o app Telegram foi um dos aplicativos que vem conquistado de mais as telas dos celulares brasileiros no (último ano), e assim saltando lá da vigésima para a décima posição aqui nesse ranking.
Então como, faz para recuperar um aplicativo ou até mesmo um jogo desinstalado em seu aparelho? Vamos lá!
Primeiramente, se você desinstalou jogos ou aplicativos por um engano em seu aparelho Android, ou então você adquiriu um novo aparelho, e assim você quer estar recuperando os seus aplicativos antigos, fique sabendo que você pode resolver isso com um processo bem rápido e de forma prática.
Então, pode meio da Play Store, assim é totalmente possível de se estar verificando o histórico dos apps e dos jogos, que assim não estão instalados em seu aparelho, mais que de uma forma foram baixados em um momento da sua conta. Bom vamos lá!
Então como faz para recuperar?
Assim, se o seu intuito for recuperar somente um app ou um jogo desinstalado recomendamos fazer uma (busca manual), e assim o baixar ele novamente na sua Play Store. Entretanto se o seu objetivo é estar recuperando vários itens em sua biblioteca, bom a opção é você estar acessando a aba de (gerencia apps e os dispositivos).
Primeiramente, você irá abrir a Play Store em seu aparelho, e depois vai tocar em sua foto bem no seu canto superior direito.
Segundo, no seu próxio menu aberto, você irá clicar em (“Gerenciar apps e dispositivos”).
Logo depois, você clique e assim acesse a aba (“Gerenciar”).
Em seguida, você vai clicar em (“Instalados”).
Nesse meio tempo, no menu que foi aberto você vai tocar em (“Não instalados”).
E depois de se fazer isso, você então já poderá estar visualizando a sua lista de aplicativos que foram (desinstalados) de seu aparelho. Então para se visualizar os que são mais recentes, você clique em (“Nome”).
Depois, você toque e marque a opção (“Adicionados recentemente”), bem na pop-up aberta.
Aí no caso, de você querer estar visualizando a sua lista de jogo você irá precisar estar clicando em (“Jogos”) bem no seu menu superior.
Desse modo, você irá selecionar (todos os apps) e também o jogos que você deseja estar instalando de novo.
Então gostaram do nosso post? Bom compartilhe para aquele seu amigo que está querendo recuperar um aplicativo ou um jogo em seu aparelho Android!
ARTIGO SOBRE APLICATIVOS.docx